[RESOLVIDO] Venda casada da GVT

26jul10

Há meses atrás vi propaganda da GVT e muito chamou atenção pelo baixo custo da internet rápida deles. R$ 49,90 po 3MB. Nada mal.

Quando vamos ao sítio da empresa e selecionamos o pacote de banda larga que queremos, inicia a supresa. O que era R$ 49,90 salta para R$ 110,00! Como?

Resolvi então ligar para o departamento comercial e ouvir alguma explicação para mais que dobrar o valor. O argumento que recebi, é de que esse baixo valor da banda larga acontece quando contratamos a internet + assinatura de telefone + plano de minutos do telefone. Caso contrário, por essa mesma velocidade de 3MB se contratadas apenas a internet, ficaria por R$ 224,00.

Ninguém em sua são consciência iria contratar esse tipo de serviço por argumento óbvios.

Então quer dizer que esta empresa de telecomunicação está promovendo a ilegal prática no Brasil de venda casada?? Exatamente!

Sabendo dessa ilegalidade, anotei os números de protocolo das ligações que fiz para a empresa e me manifestei através de email com a mesma. Os argumentos para tal discrepância de preço, de R$ 49,90 mensais passar para R$ 224,00, um incremento de abusivos 449%, era de que a tecnologia utilizada para fornecer internet rápida, era a mesma utilizada pela telefonia. Se intalasse os dois, ficaria barato. caso só quisesse a internet, teria que arcar os mais altos custos.

Minha e esposa e eu, não ficamos nem um pouco convencidos desta história. Resolvemos juntar essas provas, os emails e os números de protocolo e denunciar à ouvidoria da ANATEL.

Em pouco tempo, liga uma representante da GVT perguntando o que aconteceu para que a gente tivesse entrado em contato com a ouvidoria da ANATEL e estava disposta a resolver o imbróglio. Somo meio linha-dura em relação a algumas coisas. Sentimos um certo prazer perverso em nos utilizarmos dos direitos que temos, principalmente contra o grande capital.Mas, desta vez não teve jeito.

Bom, deu os mesmos argumentos sobre valores de cabeamento… não teve jogo. O que ela fez, foi negociar conosco para que tivéssemos a banda larga e uma assinatura de telefone sem qualquer plano, do modelo paga o que utiliza. Como não utilizamos, ainda temos que pagar só para ter uma linha telefônica e não ficar caro demais a internet.Em menos de 24h depois de falar com essa pessoa, que ficou acompanhando e ligando para saber se no outro dia vieram instalar nossa banda larga, foi resolvido e instalada nossa banda larga. Disse que não adiantava ligar para o comercial, pois é um negócio que funciona como cala-a-boca p a GVT não pagar multa para a ANATEL.

Hoje em dia pagamos um total de R$ 97,00 por 10MB de internet + assinatura de telefone que não usamos. Até que é um preço justo, comparado com outras “bandas largas’ que tem pelo país.

Funciona assim: propõem esse “desconto” em troca do cala-a-boca para a ANATEL.
Bom, esse é o caminho das pedras para quem quiser ter um “desconto” em sua fatura de banda larga.

Direitos não são comprados. Apesar de ainda ser um preço justo, ainda é feita uma venda casada. Exigir os direitos e tê-los garantidos não deve ser enxergado como generosidade de empresas e governos.

Até breve.

9 Responses to “[RESOLVIDO] Venda casada da GVT”

  1. Olas,

    Cai neste blog por coincidência, pesquisando a respeito de “gvt venda casada internet” no google e achei o assunto tratado aqui extremamente relevante.

    Entraram em contato comigo esta semana e apos a operadora me oferecer uma promoção “premium” de 5000 minutos + internet 10mb (pela qual estava de fato interessado) por aproximadamente 129reais, perguntei a ela o motivo de ter que contratar o plano de minuto junto à banda larga. Obviamente, ela simplesmente afirmou que a GVT não vende banda larga sem telefonia e não soube argumentar mais do que isso. No site vejo que 10MB é mais ou menos 69reais, mas nenhuma opção de somente adquirir este produto – a linha telefônica é sempre obrigatoria.

    Acho que quando eu for mesmo migrar do meu “oi conta total” (que medo dessa oi) para GVT, farei algo semelhante.

    Você tem mais uma dica por acaso?
    Quanto tempo a GVT demorou para entrar em contato apos a denuncia na ANATEL?

    Obrigado e otimo post.

    Abraço.

    • Olá Christophe,

      Isso aconteceu há cerca de 3 meses e de fato não me lembro ao certo quanto tempo depois, mas foi em torno de 24h e mais 24h para a instalação.

      Via ANATEL é instalado mais rápido do que se pedir junto ao departamento comercial, pois, é como se ganhasse um status de VIP. Caso o problema da reclamação não seja resolvido, eles correm o risco de levar umas multinhas.

      Qualquer dúvida, é só deixar comentário.

      Abraço!

  2. 3 Ricardo Pereira

    Olá,

    Ótimo artigo! Gostaria de saber quanto paga na assinatura do telefone.

    Abraço!

    • Olá Ricardo!

      Que bom que tenha gostado. às vezes sinto falta de escrever mais e manter o blog atualizado… Mas, a vida é assim.

      Então, a assinatura que pago para não usar é cerca de R$ 27,00.

      qualquer dúvida, posta aqui.

      Abraço!

  3. 5 Junior

    E por isso que nao assino gvt , acho um abuso isso , tenho o livre embratel bem melhor o plano de telefone deles , vc paga 50 reais fala 2 mil minutos de fixo pra fixo , e pode fazer ligaçoes pra celular e ddd ate 50 reais , na gvt sao 11 mil min , mais e mil no horario comercial e 11 mil no horario reduzido ,quer dizer tudo restringido sem contar que vc so pode falar pra celular se tiver 2 numeros cadastrados no livre nao vc fala pra qualquer numero de cel sem ta cadastrado , aqui em casa uso internet predial mesmo 4 megas 65 reais ,acho um abuso isso que a gvt faz propagando engana trouxa !!

    • Pois é Jr,
      Por isso que a gente reclamou e acaba que só usamos a internet e 10mb por 100legal, pelo menos pra gente está de boníssimo tamanho. Acho o preço justo.

  4. 7 Jorge Luis

    Agradeço por compartilhar essas informações.

    A GVT, está com o cabimento de fibra ótica a uns 70 metros de minha casa, mais ou menos daqui a uns 3, 4 messes eles vão começar a vender.
    Tenho a maldita oi (Telemar), vou é jogar com as duas para ver quem vai ficar com o meu dindin, essa é uma dica minha.
    Antes mesmo de trocar para GVT, vou negociar com a Telemar.
    Meus amigos, a Telemar vendia 1 Mega, por 110 reais aqui.
    Com a concorrência ela já ta oferecendo 10 megas por 99 reais.
    Eu a uns 7 meses pagava 99,90 por 2 megas
    A uns 2 meses pagava 79,90
    Hoje, nesse exato mês a fatura vira com o valor de 69,90 por 2 megas.
    Outra dica:
    Não pense que essas operadoras são amigas, pois nem a GVT e nem a OI são.
    Agora é minha vez de fazer a minha vingança, vou jogar com as duas até ficar com o meu plano do jeito que eu quero, vocês vão ver.
    Como dizia Chico Anísio,
    “Minha vingança será maligrina”

    http://patristicabrasil.blogspot.com/

  5. 8 Ivan Santana

    Fiquei na dúvida. Vc foi portado para uma assinatura em que paga o que usar mas ainda tem de pagar R$ 30,00 por ela:?

  6. 9 anto. rodrigues

    Etou com o mesmo problema com a gvt, e pior ainda, depois de tentar cancelar inumeras vezes, desde novembro da ano passado, a gvt bloqueou o telefone e a internet desde este periodo áte hoje, mas a cobrança continua vindo e com inumeras ligações para fixo e celular, pergunteia gvt sobre isso e eles disseram simplesmente que era assim mesmo..vou entrar na justiça.


Deixe um comentário

