Na ilha alagada.

01abr10

Abateu-se sobre Pernambuco o transbordar do mar.

Estava eu na ilha de Recife, lugar onde as pontes já não faziam sentido.

Estava ilhado. Cercado por água por todos os lados,

O 3º andar do prédio em que me contrava ainda era um lugar seguro

Mas não havia para onde ir.

Para quem conhece, as águas daquela cidade são fétidas

Imundas ao ponto de se fazerem piadas sobre cair no Capibaribe

e nascer um braço novo na barriga.

Mas não era por isso. Não era medo.

Só não tinha mais para onde ir,

Pois, a ilha estava alagada.

As ondas pareciam me perseguir para que dali eu partisse.

O calor insuportável estava mais insuportável,

para que eu dali logo partisse.

O trânsito infernal parecia ter ganho um upgrade de carros novos

para que minha paciência se esgotasse e

logo partisse.

Esgotou.

Sempre pensei em minha estada por PE

como passageira, temporária, uma zona de transição.

Então parti.

Samuel Vanderlei

3 Responses to “Na ilha alagada.”

  1. ô rapaz.
    Eu era uma filha ingrata também.
    Hoje morro de saudade.
    Ai que vontade do cheiro de podre do Recife. Dos alagados do Recife. Da organicidade possível do Recife. De se alagar em calor e transbordar do suportável e do marasmo da previsível e boa Recife. Dos mercados, dos sotaques, dos abraços. Do Recife.
    Mas é bom voar para outros lugares e descobrir novas possibilidades, aromas, tempos e poesia e pancadas de realidade também.
    Vamo que vamo, que além do Recife, o mundo é bem nosso.

    cherão, meu filho.

  2. 2 Viviane

    E me deixou aqui sozinha no mundo sem fim…hunf! Hoje me considero mais Olidense do que Recifense…Mas as duas cidades me são necessárias e você sabe bem disso. Daqui para o mundo, mas sempre de volta PRA CASA! Xero na alma….

    • Minha casa agora é tão longe… Em verdade, aí continua sendo minha casa também, sabes. Minha casa de praia! =P

      Nunca pensei q fosse sentir tanta falta do mar sujo da RMR.

      Bj pequena!


Deixe um comentário

